O que fazer na Rússia?

O que fazer na Rússia? Neste artigo mostraremos o que você pode fazer e conhecer nesse país rico em arquitetura e história. A Rússia é o país mais extenso do mundo, e fica localizada em dois continentes, na Ásia e Europa. A história e a diversidade cultural atraem pessoas do mundo inteiro, além de garantir que há ótimos lugares para conhecer na Rússia, além de visitar uma infinidade de atrações. Se você está planejando férias e pensando no que fazer na Rússia, temos aqui neste artigo as opções certas para você conhecer!

Museu Naval Central

músel naval central

O Museu Naval Central é um dos maiores museus marítimos de todo o mundo e remonta a 1805. Mais de 700.000 itens compõem a enorme coleção permanente, oferecendo uma visão abrangente da herança marítima e militar da Rússia, instalado em imponentes quartéis de tijolos vermelhos ao longo do Canal Kryukov.

O Museu Naval Central fica em São Petersburgo. É um dos primeiros museus da Rússia e um dos maiores museus navais do mundo como já falamos, com uma grande coleção de artefatos, modelos e pinturas que refletem o desenvolvimento das tradições navais russas e a história da Marinha Russa. A exibição permanente do museu inclui relíquias como o Botik de Pedro, o Grande, o trono marinho de Catarina II, troféus capturados em batalhas navais e pertences pessoais de comandantes navais russos e soviéticos proeminentes. A coleção inclui pinturas de Ivan Aivazovsky, Alexey Bogolyubov, Lev Lagorio e outros artistas marinhos, escultura de navios, instrumentos de navegação, equipamentos e máquinas navais dos séculos XVII a XX e inúmeros modelos de navios. A exposição principal é composta por dezenove salas.

 

Fortaleza de Pedro e Paulo

fortaleza de Pedro e Paulo

Se você for em São Petersburgo não deixe de ir conhecer essa fortaleza incrível, a Fortaleza de Pedro e Paulo foi construída na ilha Hare, perto da margem norte do rio Neva, entre 1706 e 1740. E é aqui nessa fortaleza que você pode sentir um pouco da história de mais de 300 anos de São Petersburgo. A Fortaleza de Pedro e Paulo foi originalmente construída para proteger a nova capital da Rússia de um possível ataque sueco, mas nunca serviu para esse propósito. Em vez disso, o local se tornou uma prisão para prisioneiros políticos e de alto escalão, começando com Alexey, filho de Pedro, o Grande. Em 1872, uma nova prisão nos muros do Bastião de Trubetskoy foi construída.

A imponente torre amarela da catedral e as fortificações em forma de estrela da Fortaleza de Pedro e Paulo dominam a orla de São Petersburgo, erguendo-se das margens da Ilha Zayachy. Construída por Pedro, o Grande, a fortaleza possui uma longa história, tendo servido como base militar, cemitério real e prisão política.

 

Palácio Yusupov

palácio yusupov

O Palácio de Iussúpov, (Yusupovsky Dvorets), em São Petersburgo é um lugar lendário. A casa pertencia originalmente aos conde Chuvalov. A imperatriz Catarina, comprou esse palácio da família Chuvalov. Na primeira metade do século XIX, a mansão foi adquirida pelo príncipe Borís Iussúpov. Erguendo-se nas margens do rio Moyka, a distinta fachada amarelo-canário do Palácio Yusupov (Yusupovsky Dvorets abriga uma rica história. Um dos quatro palácios pertencentes à família aristocrática Yusupov, é conhecido por seus interiores notavelmente preservados e como o local onde Grigory Rasputin foi assassinado em 1916.

 

Shopping Gum

gum

O GUM é um shopping center privado localizado em frente à Praça Vermelha, no centro de Moscou. O edifício é trapezoidal, com estrutura de aço e cobertura de vidro. Isso o tornou único quando foi construído em 1890.

Hoje, a maioria das lojas é luxuosa e fora do alcance da maioria dos bolsos, mas mesmo que você não tenha dinheiro para fazer pequenas compras, caminhe por seus elegantes salões e contemple as vitrines elaboradamente decoradas.
Entre a abundância de galerias estão algumas lojas de presentes e lembranças, bem como alguns restaurantes totalmente acessíveis e várias barracas que oferecem sorvetes típicos de galeria. As galerias no coração da Praça Vermelha têm vários restaurantes com esplanadas, por isso, se o orçamento permitir, vale a pena esforçar-se para almoçar com uma das melhores vistas da cidade.

Praça Vermelha

praça vermelha

A Praça Vermelha sempre foi a principal da cidade, e sua história remonta há década de 1490, quando um novo Kremlin de tijolos vermelhos foi construído em Moscou. O lado leste da fortificação era vulnerável, pois não estava protegido pelos rios nem por quaisquer outras barreiras naturais. Essa área fora dos muros foi limpa para criar um campo de tiro para tiro e se tornou a Praça Vermelha.

A Praça Vermelha é o centro histórico e cultural de Moscou há séculos, hospedando de tudo, desde mercados medievais a desfiles militares soviéticos e shows de rock. Nenhuma visita à capital russa está completa sem um passeio pela praça, um Patrimônio Mundial da UNESCO cercado por alguns dos marcos mais emblemáticos de Moscou.

A Praça Vermelha é a maior e mais famosa praça da Rússia. Tem uma atração magnética para todos os visitantes de Moscou. De pé na Praça Vermelha, você pode observar os edifícios mais significativos da capital: o Kremlin, a loja de departamentos GUM, o Museu de História do Estado, o Mausoléu de Lenin e, claro, a Catedral de São Basílio. As cúpulas brilhantes florescem como uma elaborada flor-de-pedra plantada pelos arquitetos do século XVI.

 

Catedral de São Basílio

Catedral de São Basílio

Ivan, o terrível construiu em Moscou a Catedral de São Basílio entre 1555 e 1561. Diz a lenda que o construtor da catedral foi obrigado a perder a visão, após a construção, para que uma estrutura de sua beleza nunca mais pudesse ser construída. Parte de sua aparência distinta pode ser atribuída às cúpulas coloridas e às vívidas torres de tijolos vermelhos. As cúpulas pertencem a nove capelas diferentes na catedral, e cada cúpula é um símbolo do ataque à cidade de Kazan.

O projeto da catedral se baseia em projetos arquitetônicos encontrados em Jerusalém e possui fortes significados religiosos. Quando vistas de cima, as oito cúpulas que cercam a nona cúpula circularmente parece formar uma estrela.

O interior da Catedral de São Basílio difere muito em relação ao seu exterior, composto por decorações modestas e corredores estreitos. A catedral sofreu danos devido a incêndios, saques e outros incidentes em várias ocasiões ao longo de sua história. Em uma lenda, o governante francês Napoleão até queria levar a Catedral de São Basílio para a França com ele. Como isso não era viável, ele ordenou que seu exército destruísse para que ninguém mais pudesse ocupá-la. Seu exército se preparou para o ataque e acendeu a pólvora, mas uma misteriosa chuva impediu que qualquer explosão ocorresse. Se isso é verdade ou não, não sabemos, mas que a Catedral merece sua visita, isso, sim, sabemos.

Museu Estadual Hermitage

museu estadual hermitage

A atração turística mais popular de São Petersburgo e um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo, o Hermitage é imperdível para todos os viajantes de primeira viagem à cidade russa. Com mais de 3 milhões de itens em sua coleção, o museu conta com obras-primas impressionistas a fascinantes tesouros orientais. Uma estimativa diz que você precisaria de onze anos para ver cada exposição em exibição por apenas um minuto.

Os aficionados e amantes da arte, no entanto, podem achar mais recompensador procurar por si mesmos as obras pelas quais estão particularmente interessados. O principal complexo do museu compreende seis edifícios históricos no Palace Embankment e inclui exposições de obras de arte dos séculos 13 a 20, bem como antiguidades egípcias e clássicas e arte pré-histórica. Indo na Rússia não deixe de ir conhecer o museu Estadual Hermitage.

 

Kremlin de Moscou

kremlin de Moscou

É claro que jamais deixaríamos de falar do Kremlin neste artigo especial, o Kremlin de Moscou é a grande peça central de Moscou e um dos marcos mais famosos da Rússia. O Kremlin foi originalmente o lar dos grão-duques russos e, posteriormente, de líderes soviéticos como Lenin e Stalin. Atualmente, o Kremlin é a casa oficial do presidente russo.

Um dos conjuntos arquitetônicos mais marcantes e belos do mundo está nas muralhas do Kremlin. O local é composto de uma combinação de igrejas e palácios, abertos ao público, que estão entre as atrações turísticas mais populares da cidade. Ao redor da central, a Praça da Catedral agrupa três magníficas catedrais que são exemplos da arquitetura de igrejas russas em seu auge no final do século XV e início do século XVI.

A Rússia é um país com arquitetura riquíssima e cheia de história de séculos passados que você pode conhecer ao fazer uma viagem para este lugar único no nosso planeta.