O Lago com água rosa da Austrália

O Lago com água rosa da Austrália. Conheça um lago que parece mais uma pintura feita no chão da Austrália. A Austrália é um país com 7.686.850 km², é rico em fauna e flora, é um país está localizado no continente chamado Oceania. É terra do canguru e do coala, entre outros animais únicos. Na Austrália podemos encontrar animais, plantas e lugares únicos em todo o planeta. Nesse artigo você conhecerá um lago com a água na cor rosa.

Lago Hillier, o Lago com água rosa da Austrália

Somos acostumados a ver água com uma tonalidade verde ou azul, mas rosa é algo muito diferente, mas sim isso é real, um lago australiano cuja tonalidade rosa desafia a explicação científica e mexe com a cabeça das pessoas que visitam o local ou que namoram ele pela internet.

Do alto, o LAGO HILLIER, do arquipélago Recherche, na Austrália, parece uma faixa de sólida rosa chiclete pintada numa tela por um artista muito talentoso. Ao Aproxime-se e a cor assume uma qualidade mais aquosa e translúcida, mas permanece inconfundivelmente rosa. É realmente incrível essa cor para um lago.

As causas por trás da coloração

As causas por trás da coloração incomum de outros lagos cor de rosa, como o vizinho Lago Rosa e o Lago Retba do Senegal, foram definitivamente confirmadas, a razão para a cor do Lago Hillier permanece um mistério para todo mundo. E é claro que não faltam teorias para explicar o porquê que a cor da água desse lago é rosa.

Algumas pessoas dizem que a cor do Lago Hillier, como de outros lagos, é o resultado da alta salinidade combinada com a presença de uma espécie de alga que gosta de sal conhecida como Dunaliella salina e bactérias rosas conhecidas como halobactérias. Mas ao contrário de outros lagos cor de rosa, no entanto, que mudam regularmente de cor conforme as flutuações de temperatura, o Lago Hillier mantém sua tonalidade rosa durante todo o ano, a água ainda mantém seu tom rosado quando engarrafada, e isso ainda deixa tudo mais intrigante é claro.

Como é o passeio para conhecer o lago

como é o passeio para conhecer o lago

Para visitar e conhecer esse lago único de cor rosa na Austrália, o turista precisa contratar um passeio de helicóptero. Nadar nele não é possível, já que a ilha é usada apenas para fins de pesquisa e os turistas só podem admirá-la apenas de cima. Seja qual for a causa da cor, essa a água não parece representar nenhum perigo para os seres humanos. Os voos de helicóptero operam diariamente durante o período de outubro a abril. Durante o resto do ano, você pode reservar um tour privado de helicóptero para conhecer o lago de água rosada.

Tamanho do lago

O lago tem 600 metros de comprimento, o Lago Hillier não impressionará pelo seu tamanho. Nem vai impressioná-lo por seus diversos peixes que o habitam. Ele encantará seus olhos com sua cor rosa. Além disso, fica ao lado do Oceano Pacífico, portanto, se você o observar de cima, o contraste entre o rosa suave do lago e o azul do oceano será muito impressionante.

 

A descoberta do lago

a descoberta do lago

O Lago Hillier foi descoberto pela primeira vez em 1802 pelo navegador e cartógrafo Matthew Flinders, que coletou amostras do lago e mencionou sua existência em seu diário.

O lago fica localizado na Middle Island, na costa da Austrália Ocidental. Como observado acima, o Lago Hillier é bastante pequeno como já falando anteiormente, seu comprimento é de 600 metros e sua largura não é superior a 250 metros. É cercado por eucaliptos e árvores de brochura e o oceano em sua parte norte que contribuindo com um contraste de cores no local.

Sua cor rosa é menos acentuada quando vista da superfície, mas é muito proeminente de cima. No entanto, ao contrário de outros lagos cor de rosa ao redor do mundo, sua água ainda é distintamente rosa mesmo quando está em um copo.

Por alguns anos extraíram sal desse lago, mas hoje em dia ele é usado apenas para fins turísticos. A água do lago é clara e não causa danos à pele humana e a alga Dunaliella salina também é completamente inofensiva.

Como chegar no lago

O Lago Hillier está situado em um local bastante remoto, em uma ilha, ao sul da Austrália continental, no estado da Austrália Ocidental. Middle Island é a maior ilha do chamado Arquipélago Recherche, mas mesmo assim tem pouco mais de 6,5 km de comprimento. Apenas 9,65 km ao norte, o Parque Nacional Cape Arid pode ser encontrado. Embora esteja localizada perto do continente, a cidade mais próxima é Esperance.

Existem serviços de voo panorâmico que partem do Aeroporto de Esperance várias vezes ao dia, mas você não pode pousar em Middle Island. Não há serviços regulares para pisar em nenhuma das ilhas do Arquipélago Recherche, com exceção da Ilha Woody.

 

Segredo Revelado?

segredo revelado

Um sequenciamento de DNA revelou que o brilhante lago rosa da Austrália obteve sua cor de uma mistura de bactérias e algas que gostam de sal.

Quem descobriu o segredo do lago?

Scott Tighe, da Universidade de Vermont, ficou interessado pelo lago após vê-lo na tv. Ele é o co-fundador do Extreme Microbiome Project (XMP). Uma organização internacional destinada a traçar o perfil genético de ambientes extremos em todo o mundo para descobrir novos e interessantes micróbios. Ele foi no lago e coletou amostras de água e sedimentos em colaboração com Ken McGrath, da Microba, uma empresa de genômica microbiana com sede em Brisbane, na Austrália.

Tighe, McGrath juntamento com colegas analisaram as amostras usando a chamada técnica metagenômica, que sequencia todo o DNA em uma amostra ambiental de uma só vez. Computadores poderosos então decodificam os genomas de micróbios individuais. Com a análise foi revelado que o Lago Hillier contém cerca de 500 extremófilos, esses organismos prosperam em ambientes extremos, incluindo bactérias, archaea, algas e vírus. A maioria deles eram halófilos, um subgrupo de extremófilos que toleram abundantes quantidades de sal.

Alguns desses halófilos eram microorganismos pigmentados, como a bactéria roxa do enxofre, Salinibacter ruber, a bactéria vermelho-alaranjada e uma alga vermelha chamada Dunaliella salina. A mistura destes micróbios e de outros, explica essa cor do lago.